Pequenos pontos escuros dão o tom de uma velha conhecida dos dentistas. Você certamente imagina do que estamos falando. Mas, vamos entrar em detalhes em breve, já que uma boa notícia não pode ficar para depois: atualmente, muitos tratamentos para a cárie estão à sua disposição!

A diversidade de intervenções possibilita devolver a qualidade das estruturas dentárias, a fim de garantir o bem-estar e a qualidade de vida dos pacientes. É justamente esse o nosso assunto de hoje.

Continue aqui, saiba o que é a cárie, quais são os principais procedimentos existentes para curá-la e como nós, do Ateliê Odontologia em parceria com a CVDentus®, podemos te ajudar. 

O que é a cárie?

É um quadro que surge a partir de ácidos produzidos por bactérias que naturalmente se encontram na boca. Esses microrganismos, principalmente do tipo Streptococcus mutan, passam a agir em situações de desequilíbrio, decorrentes principalmente da higiene bucal inadequada.

Ou seja, escovações insuficientes e fio dental parado no escovário contribuem para essas situações nada agradáveis. Isso ocorre pois restos de alimentos, sobretudo aqueles ricos em açúcar, tendem a se alojar no esmalte, próximo à gengiva.

Quais são os melhores tratamentos para a cárie?

Engana-se quem pensa que a cárie é inofensiva e afeta apenas as crianças. Os adultos também podem sofrer com o problema, que causa fortes dores nos dentes.

Além disso, se não tratada, a enfermidade pode passar por uma série de fases, até chegar à perda de um ou mais dentes por completo.

Para evitar drásticos cenários como esse, diversos tratamentos para a cárie são disponibilizados hoje em dia. Veja os principais:

  • Quando descoberta no início, a cárie pode ser controlada apenas com o uso de flúor, fazendo com que a estrutura dentária volte ao normal sem maiores interferências.
  • Caso esteja avançada, a cárie exige que o seu dentista, remova a parte doente e faça a restauração da área afetada.

Nessas situações, também é comum que a infecção afete a polpa, a parte sensível e viva do dente, exigindo tratamento de canal o mais rápido possível.

Em lesões extensas, a intervenção no canal é acompanhada pela reabilitação da coroa (se necessário), com instalação de prótese fixa.

Como a CV Dentus e o Ateliê Odontologia podemos te ajudar?

Possuímos excelentes equipamentos que facilitam os tratamentos para a cárie. Através de ação menos dolorosa, com o mínimo de sangramento da gengiva, com muito menos ruído (a broquinha), e muito menos agressivo para a estrutura do seu dente!

São as pontas clínicas piezoelétricas R1 e R2 que possibilitam fazer o contorno papilar e a limpeza de toda a cárie, tanto superficiais como as mais profundas. Os produtos são fabricados em molibdênio e revestidos com exclusivo diamante CVD, tecnologia desenvolvida em laboratório e patenteada pela CVDentus®. A tecnologia piezoelétrica permite a realização de procedimentos mais confortáveis, seguros e precisos, com alto desempenho e excelente qualidade.

Ao invés de girar uma broca que provoca a erosão do dente, a tecnologia apenas vibra em alta frequência uma ponta de diamante, para frente e para trás, removendo a cárie sem afetar a estrutura do dente, pois a broca pode promover micro fissuras. Além de não cortar a gengiva caso a cárie esteja próximo a ela, e ainda por não se tratar de uma ação mecânica tão forte, não gera tanto calor, o que provoca a dor.

Ao receber o diagnóstico de cárie, solicite ao profissional o uso da tecnologia piezoelétrica. Talvez seu convênio não cubra o uso dessa tecnologia, mas com um pequeno adicional você terá muito mais conforto!