
CONTENÇÃO ORTODÔNTICO
Você acabou de tirar o aparelho ortodôntico e, finalmente, está com aquele sorriso dos sonhos, não é mesmo? Mas aí o seu dentista te fala sobre algo chamado contenção, e talvez você se pergunte: Por que eu ainda preciso usar isso depois de tanto tempo com o aparelho?
Então, vamos entender isso de uma maneira simples e prática!
1. O Que é a Contenção Odontológica?

A contenção odontológica é a etapa final do seu tratamento ortodôntico. Ela serve para manter seus dentes na posição correta depois que o aparelho é removido. Isso porque, quando os dentes são alinhados, os ligamentos e osso ao redor ainda estão se adaptando à nova posição. Sem a contenção, é possível que eles comecem a “voltar” para onde estavam antes.
2. Por Que Eu Preciso Usar a Contenção?
Se você está se perguntando “Será que não posso só curtir meu novo sorriso sem isso?”, a verdade é que a contenção é essencial. Ela garante que todo o esforço e tempo que você investiu no tratamento ortodôntico seja mantido a longo prazo.
Pense na contenção como um “seguro” para o seu sorriso perfeito. Seus dentes têm “memória” e, sem a contenção, eles podem se mover de volta para as posições originais.
3. Tipos de Contenção
Contenção Fixa: Esse tipo de contenção é um fio fino que o ortodontista coloca na parte de trás dos seus dentes. Ele fica ali o tempo todo, sem que você precise se preocupar em colocar ou tirar. Normalmente, é usado nos dentes da frente, tanto superiores quanto inferiores. Uma vantagem é que você não vai esquecer de usar!


Contenção Móvel (Removível): Esse modelo é como uma placa de acrílico transparente que você deve usar à noite. A vantagem é que você pode removê-la para comer ou escovar os dentes. Porém, o ponto de atenção aqui é lembrar de usá-la regularmente, caso contrário, seus dentes podem se mover.
4. Como Cuidar da Sua Contenção
Independentemente de qual tipo de contenção você use, cuidar bem dela é essencial. Vou te dar algumas dicas para garantir que ela dure por bastante tempo e continue fazendo o trabalho dela:
- Contenção Fixa: Escove bem a área ao redor do fio e use fio dental específico para esse tipo de contenção. Assim, você evita o acúmulo de placa e mantém sua gengiva saudável.
- Contenção Móvel: Limpe sua contenção removível diariamente com uma escova de dentes suave e sabão neutro. Evite usar pasta de dente, pois pode riscar o material e fazer com que ela acumule mais bactérias.
5. Quanto Tempo Vou Precisar Usar?
Essa é uma das perguntas mais comuns. A verdade é que a contenção pode ser necessária por muitos anos – às vezes, pelo resto da vida! Mas não se preocupe, com o tempo, o uso da contenção móvel vai ser apenas à noite. Já a contenção fixa é para sempre.
Lembre-se: Seu Sorriso Vale o Esforço!
Eu sei que pode parecer chato usar uma contenção depois de tanto tempo de aparelho, mas pense nisso como a última etapa para garantir que todo o trabalho duro não seja em vão. É um pequeno esforço para garantir um sorriso bonito e saudável para a vida toda.
Se tiver qualquer dúvida sobre como usar ou cuidar da sua contenção, não hesite em conversar com seu ortodontista. Ele está ali para garantir que você continue sorrindo sem preocupações!
Agora que você sabe a importância da contenção, como você está se sentindo em relação a ela? Vai encarar essa etapa final com mais tranquilidade?