A LGPD -Lei Geral de Proteção de Dados, promulgada em 2018, estabelece os critérios mínimos de segurança, rastreabilidade e confidencialidade dos dados que as empresas detém de seus clientes.
A Ateliê Odontologia, desde o seu surgimento em 2015, atende a esses critérios e continuamente busca aprimorá-los através de ações e treinamentos para assegurar essa segurança e confidencialidade.
Em nossos sistemas os dados confidenciais e sensíveis são coletados durante a confirmação de agendamento, sendo facultado ao cliente fornecê-los presencialmente.
São coletados apenas os dados obrigatórios às formalidades legais junto ao CRO e CFO, às elaborações de termos de consentimento e contratos para prestação de serviços odontológico de alta u média complexidade, e para a emissão das notas fiscais de serviços. Sendo assim, nenhum dado coletado é de uso exclusivo ou arbitrário, para outra utilização que não sejam as estritamente legais e de relacionamento com nossos clientes.
Os dados sensíveis fornecidos pelos nossos clientes não são enviados aos fornecedores ou parceiros de negócio, exemplo disso é a descrição de serviços realizados nos itens da nota fiscal. Nós descrevemos apenas como Tratamento Odontológico, mas a pedido podemos fornecer ao cliente, e exclusivamente a ele, seu prontuário constando os procedimentos, datas de tratamento, pagamentos realizados. Afinal de contas, entendemos que você não precisa compartilhar o que ou quando algum procedimento foi realizado com seu contador ou com o auditor da receita federal.
Onde e quando esses dados são apresentados?
- Nas solicitações de peças protéticas aos laboratórios parceiros – Apenas seu nome completo, o nome de seu dentista e a descrição da peça a ser elaborada;
- Nas confirmações de agendamento via mensagem eletrônica ou e-mail – São informações do agendamento e eventuais pagamentos que seu dentista agendou, enviados apenas e exclusivamente para os e-mail e telefones fornecidos pelo cliente no momento do cadastro, sendo facultado a modificação desses dados a qualquer instante, pelo meio eletrônico fornecido anteriormente, ou pessoalmente.
- Nas mensagens de celebração de seu aniversário, quando apenas seu nome, e uma mensagem personalizada, são enviados ao e-mail cadastrado.
- Nas notas fiscais emitidas, obedecendo à legislação municipal e federal, onde seu nome completo, endereço residencial, telefone e e-mail são de preenchimento compulsório. Nesse momento, buscamos preservar sua privacidade omitindo o procedimento realizado. Eventualmente informamos no campo observações da nota fiscal os dados sensíveis do paciente, quando este não é o próprio cliente – são os casos de tutelados, cônjuges e outros dependentes que a pedido se solicitam notas em nome de terceiros; mas atendendo à legislação vigente, não emitimos nota fiscal em nome de terceiros, exceto quando o cliente se autodeclara dependente desse terceiro!
Mas e se eu for beneficiário de um convênio?
Nessa situação a nossa empresa e a gestora do convênio não fazemos troca de informações! Caso o seu cadastro esteja divergente é de sua responsabilidade e ação promover a correção! Nós simplesmente usamos a informação de vinculação entre as duas empresas, o seu número de beneficiário!
E por quanto tempo a Ateliê Odontologia mantém os dados de seus clientes?
Atendendo às legislações, os prontuários devem ser mantidos pelo prazo de 10 anos, mas o seu cadastro permanece indefinidamente conosco, dados pelos quais procuramos zelar e manter sob condições de segurança. Se for preciso, basta você ou seu representante legal, devidamente estabelecido e comprovado, pedir seus dados!
Mas você sabia que também mantemos toda a rastreabilidade e auditoria dos seus dados? Sim! Através do nosso sistema computacional temos gravado todas as alterações feitas. Temos como saber quem cadastrou, o que cadastrou, quem alterou ou apagou e quando alterou algum de seus dados sensíveis, o que tinha antes da alteração. Dessa forma podemos garantir a transparência total do histórico de seus dados!
Diante de tudo isso, de nossa parte, nossos clientes podem ficar tranquilos que os dados sensíveis estão preservados com tecnologia de criptografia sempre atualizada e ambiente operacional seguro, cabe apenas ao cliente manter-se seguro com relação aos meios de comunicação telefone e e-mail, para a troca de informações.
